27 de agosto de 2009

Carreira solo de Brian

Brian deixou o Westlife após o lançamento do álbum Turnaround, em 9 de março de 2004, na véspera da turnê. Alegou que tinha que passar mais tempo com sua família e queria trabalhar em algo solo. Sua última performance como um westlife foi na discoteca Newcastleupon Tyne's Powerhouse em 27 de fevereiro de 2004. Com o grupo ele vendeu mais de 30 milhões de álbuns e 7 milhões de singles, tinha 12 #1 na tabela de singles do Reino Unido. Algumas das músicas do Westlife foi co-escrito por ele, tais como: "Fragile Heart" "Bop Bop Baby" "I Wanna Grow Old with You" e "Love Crime".
Brian aparece nos seguintes álbuns do Westlife:

** Westlife
** Coast to Coast
** World Of Our Own
** Unbreakable - The Greatest Hits Vol. 1
** Tournaround
____________________________________________________________________
Aqui uma reportagem sobre a saída dele em 2004
(não sei qual é a fonte)

Brian McFadden falou pela primeira vez desde que saiu do Westlife - e revelou: "O início da banda estava me destruindo." O cantor que saiu da maior boys band britânica em março deste ano, chocou o showbiz no mundo e deixou milhares de fans devastadas. Brian que mudou seu nome de origem para Bryan estava a frente do Westlife e era um líder extra-oficial. Com eles atingiu o topo e uma marca surpreendente de 11 nº 1 e 4 álbuns na primeira posição. Mas aqui, exclusivamente, o cantor de 24 anos revelou porque ele não estava tão feliz no grupo e disse não estar triste por ter deixado a banda. "Eu tinha que sair da banda, isso estava me destruindo. Não havia nada a fazer comigo e o resto dos rapazes. Eu simplesmente não podia continuar com os horários e estar longe da casa o tempo todo. Eu tinha que me sentar e pensar sobre o resto da minha vida - e realmente eu levei apenas 2 dias para tomar minha decisão. Nos último 2 anos no Westlife eu estava realmente de saco cheio. Eu ficava com minha esposa chateado e não dizia uma palavra. Meus amigos que diziam que eu tinha mudado, que não estava bem como antes. O dia que eu deixei o Westlife eu mudei e eu estou feliz agora." Brian, que vive na Irlanda com sua esposa Kerry e filhas Molly, 3 e 18 meses e Lilly, anunciou que estava deixando a banda apenas alguns dias antes deles começarem uma turnê mundial. Os membros remanescentes da banda Kian Egan, Mark Feehily, Nicky Byrne e Shane Filan, simularam uma união em frente a uma rápida conferência com a imprensa e pareciam preocupados. Apesar de caminhar sem seus amigos, Brian insisti que eles ainda são muito próximos e que os vê sempre. Ele disse: "Eu realmente não queria fazer a última turnê do Westlife. Mas quando eu me sentei e disse aos outros que eu queria ir embora, nós discutimos e decidimos que o melhor que eu tinha a fazer era sair. Eles pensaram que eu não estava bem no palco e sabiam que eu sairia em seis meses". "Eu estava muito emotivo e com muito medo, mas eu lembro de me sentar na conferência de imprensa não sabendo o que dizer. Minha mente ficou vazia. Mas eu sei que foi uma das melhores coisas que eu fiz - porque agora eu amo minha vida."


____________________________________________________________________

Antes de lançar sua carreira solo, ele co-escreveu a canção "If my World Stopped Turning", que foi cantada por Chris Doran no Eurovision Song Contest 2004.


IRISH SON


Em julho de 2004, Brian assinou com a gravadora Sony BMG e para começar sua carreira solo retomou a grafia original do seu nome. Em setembro ele lançou seu primeiro single "Real to Me", que foi direto para o #1 no UK Singles Chart.


Seu primeiro álbum Irish Son ficou no Top 40 da UK Albums Chart. A maioria das canções foram co-escritas com Guy Chambers, mais conhecido por sua colaboração de sucesso com Robbie Williams e INXS. O site do Yahoo Music escreveu: "Finalmente, o melhor que você pode dizer sobre McFadden é que ele é inofensivo e, provavelmente, de talento igual aos outros milhares de artistas de rua que povoam as ruas de Dublin."

Seu segundo single, Irish Son, lançado em novembro de 2004 foi para o #6 na chart do Reino Unido. O vídeo da música causou polêmica porque mostrou uma escola cristã Brothers in Sutton, enquanto as letras falsamente implicava que Brian foi abusado fisicamente naquela escola (más nada foi confirmado por ambas as partes). Após protestos da escola, a gravadora decidiu retirar o vídeo. Na verdade, Brian freqüentou uma escola diferente da CBS, em Artane. A canção, na maior parte criticou a Igreja Católica Romana.

O terceiro single, "Almost Here", um dueto com Delta, alcançou a posição #3 no gráfico do Reino Unido, mas atingiu o #1 na Austrália, em 2005. McFadden e Goodrem tem colaborado em várias canções que apareceram em seu álbum, Delta. O quarto e último single do álbum, "Demons", chegou a 28° posição na tabela do Reino Unido em maio de 2005. A carreira do gatinho parou neste momento, devido à reação da mídia devido à sua vida pessoal. O vídeo da música "Almost Here" foi dirigido por Howard Greenhalgh, e mais tarde foi transformado em uma versão diferente que representam cenas do popular seriado de TV Lost pela rede americana ABC, a fim de promover o show.

Brian continuou a escrever canções para artistas tão diversos como II Divo e Girls Aloud, bem como a co-escrever o tema "Together We Are One" para os Jogos da Commonwealth de 2006. Naquele mesmo ano, McFadden fez um dueto com a cantora americana LeAnn Rimes. A canção "Everybody's Someone", apresentada em seu álbum Whatever We Wanna alcançou #48 nas paradas inglesas.

Em 2006 Brian disse que estava desiludido com a vida no programa Fastlane Pop e que queria seguir os passos de lendas da música country como Johnny Cash e Garth Brooks. Ele revelou: "A música Country é grande. Não é caipira. Nas canções de música country não são apenas sobre o amor, mas tudo. Cada canção conta uma história. Eu já sigo trabalhando com alguns compositores surpreendentes.

Em 22 de março de 2007 ele teria sido abandonado pela Sony BMG, devido a decepcionante venda de álbuns e o fracasso do recente single "Demons". Brian declarou mais tarde que eles tinham simplesmente se separarado quando ele queria ter o controle criativo sobre sua música. Em 2007 montou sua própria gravadora, BMF Records Irlanda, que seriam usada em suas versões futuras permitindo mais criatividade.

SET IN STONE

Brian anunciou que o seu segundo álbum "Set in Stone" seria lançado na Austrália em abril de 2008, e na Irlanda e Nova Zelândia em 19 de abril. Seu primeiro single na Austrália e Nova Zelândia foi uma nova versão de "Like Only A Woman Can". O álbum Set In Stone foi #5 na Austrália em sua primeira semana de lançamento.

Seu segundo single lançado na Austrália foi "Twisted". Ele alcançou a posição #29 na parada ARIA mas lentamente se tornou um hit no rádio.
Um terceiro single "Everything But You" foi lançado digitalmente em novembro de 2008, mas falhou na tentativa. O álbum ainda está para ser lançado no Reino Unido, Europa e Ásia.




WALL OF SOUNDZ

No Verão de 2009, Brian anunciou um novo projeto com o compositor Robert Conley, criador do Electronic Pop Band Wall of Soundz. McFadden e Conley liberou demos e clipes de 4 músicas, "Do You Like Me", "Take A Bite", "Just Say So" and "Kickin 'Around the Love" no YouTube para os fãs ouvir 5 horas de cada vez. Wall Of Soundz chocou-se com a excursão do New Kids on the Block em sua turnê australiana do Full Service Tour, fazendo com que o grupo cancelasse as datas da Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário